O feminismo é coletivo e tem história

*Por Jéssika Martins

Tenho visto o lançamento de candidatura de várias feministas jovens (ou jovens feministas) a este pleito. Acho muito interessante que em um momento político como o que vivemos as mulheres tenham força e coragem para disputar a institucionalidade.

A crise política mostrou quem são os mandatários da política nacional e contra quem eles vão (o povo, mulheres, negras/os e LGBTTs). Os ataques misóginos contra a primeira mulher eleita presidenta da República mostraram que eles acham mesmo que devemos ser recatadas e do lar. Embora essas candidaturas me deixem feliz, também me deixam preocupada.

Até pouco tempo atrás, uns 6 ou 7 anos, se afirmar feminista era motivo de risada. Agora o feminismo é cool e todo mundo acha bonito que uma mina seja. E é muito bom que todas sejamos feministas, mas…

Daquele tempo pra cá, a gente continuou indo para rua, puxando ato e batendo muita lata e entoando palavras de luta. Muita gente foi lá e criou um evento, chamou uma reunião e nisso de se candidatar virou a criadora de x manifestação, que na realidade só foi possível graças a coletividade do feminismo, a despeito das disputas entre os coletivos.fotojj

O feminismo não nasceu na primavera feminista do ano passado tão menos ressurgiu nesse gélido junho. O feminismo é um movimento permanente e coletivo de construção de práticas e alternativas que desde que chegou, nunca mais foi embora. Ele é antes de mais nada coletivo e espero que ao debaterem a representação da mulher na política, a violência contra as mulheres, a cultura do estupro e todos os outros temas que os coletivos debatem as candidaturas feministas reconheçam os contornos desse movimento histórico. Espero que vocês, mesmo sendo mulheres, não capitalizem as nossas lutas. Que do novo nasça o novo mesmo!

*Jéssika Martins é militante da Marcha Mundial das Mulheres em São Paulo e integra o coletivo de comunicadoras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: