Transformar a universidade para mudar a vida das mulheres

13266111_1207613715923751_2200706810458024579_n

*Por Renata Castro

Nos dias 19 e 20 de maio realizamos, enquanto DCE da UFRN, o II Encontro de Mulheres Estudantes da UFRN – o EMEUF. Nesses dois dias cerca de 200 mulheres de dentro e de fora da universidade, de dentro e de fora da capital potiguar discutiram o feminismo, tão reivindicado no último período, e a importância da luta das mulheres para mudar as bases da sociedade e da política.

Sob o mote “A cultura feminista construindo a democracia”, com referência ao 7º EME da UNE, pudemos debater a importância de uma nova cultura política e social: uma cultura de solidariedade, de respeito, de compartilhamento de vivências e trajetórias – uma cultura com os valores disputados pelo movimento feminista e pela Marcha Mundial das Mulheres. Sob esse mote que reivindicamos nossos espaços e reafirmamos nossa importância dentro das pautas nacionais, mostrando que, enquanto agentes políticos, não nos basta falar só de feminismo, muito pelo contrário: somos feministas para debater conjuntura, falar de futebol, tomar aquela cerveja e fazer o que mais quisermos, onde quisermos, porque queremos fazer. Somos feministas parra barrar o golpe e construir um sistema político verdadeiramente democrático, diante de uma conjuntura em que essa disputa de valores se mostra cada vez mais acirrada e necessária.

Saímos desse espaço com uma alegria e satisfação impossível de colocar em palavras, pois temos a certeza de que essa cultura feminista foi colocada em prática: essa cultura de valorização das nossas capacidades e aptidões, que se deu seja pela identidade visual do evento, feita por uma talentosíssima companheira que temos muita sorte em ter; seja pelas bolsas costuradas pelas companheiras da Economia Solidária e pintadas por nós, numa atividade de dia inteiro; seja pelas mesas, compostas principalmente por mulheres negras e de diversos campos políticos; seja pelas companheiras que ofereceram a alimentação vegana das crianças na ciranda, mostrando que é possível uma nova política de alimentação, mais saudável e consciente; seja pelas companheiras que deram o sangue por esse evento muito antes dos dias 19 e 20. Para vocês, meu eterno e mais sincero agradecimento. Não faria sentido para nós, Marcha Mundial das Mulheres, ocupar essa entidade se não fosse para trazer e sentir essa experiência para a universidade. Graças a vocês, organizadas ou não, oposição à nós ou não, realizamos um sonho: um sonho ousado, que enfrentaria intermináveis obstáculos, mas sonhado em conjunto. Sim, sozinhas podemos até andar bem, mas juntas andamos muito melhor.

É com a sensação de dever cumprido que nos retiramos ao fim do encontro. É com a tranquilidade de imprimir nossa política dentro da universidade, trazendo a cultura feminista para essa dinâmica. Com a firmeza e a serenidade de quem acredita no que faz e no que defende. Com a solidez do nosso discurso, com a importância do nosso debate na árdua tarefa de mudar a sociedade para mudar a vida das mulheres, de ressignificar a universidade e o movimento estudantil.

É por essas e outras que a sensação de dever cumprido vem junto da inquietude: sabemos que estamos apenas no começo. Seguindo em Marcha até que todas sejamos livres.

*Renata Castro é militante da Marcha Mundial das Mulheres no Rio Grande do Norte

Comments

  1. ANA PAULA DOS SANTOS says:

    PARABENS
    A Cooperativa de Costureiras e Artesãos de Parnamirim, O Instituto Pium de Cultura, A Rede de Sonho e a Rede Andorinha, esteve presente fazendo demonstração dos produtos da Economia Solidária.
    Levamos a faixa do FÓRUM POTIGUAR DE ECONOMIA SOLIDARIA PELA DEMOCRACIA.

    MUITO GRATIFICANTE poder colaborar e divulgar a Economia Solidária na UFRN, com o Tema tão necessário para a vida das mulheres.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: