Lanternas lilases: auto organização, autonomia e combate à violência sexista

IMG-20141126-WA0022

O Rio Grande do Norte ocupa a 8ª colocação no ranking da violência contra a mulher e Mossoró é um dos municípios que lidera este índice absurdo de violência sexista. Uma violência gerada pela crença de superioridade masculina da nossa sociedade patriarcal, o machismo.

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, é uma agenda importantíssima para o movimento feminista e, claro, para nós da MMM. Desde o assassinato de uma mulher há 9 anos em local próximo à praça do bairro Nova Vida, periferia de Mossoró, tradicionalmente realizamos a Marcha da Lanterna Lilás junto ao Grupo Mulheres em Ação, que reúne mulheres do bairro, e também com parceria da ActionAid e da Visão Mundial.

Com o tema “Uma vida sem violência é direito das mulheres”, a Marcha da Lanterna Lilás deste ano atravessou ontem, dia 25, o bairro Nova Vida com luzes lilases acesas, bandeiras, cartazes, tambores e palavras de ordem, afirmando a vigilância com estas situações de violência.

IMG-20141126-WA0027

Nas palavras de Francisca Damasceno, do grupo Mulheres em Ação, “o objetivo é dizer da nossa solidariedade feminista e dos direitos que temos, de alertar das diversas formas de violência e intimidar os machistas de plantão”. A marcha da Lanterna Lilás serve para dialogar com mulheres e homens fazendo memória das mulheres que não baixaram suas cabeças, acendendo nas presentes companheiras a chama da luta: seja nos defendendo e punindo a violência física e psicológica do machismo de cada dia, como também, construindo autonomia e organização das mulheres para mudar o mundo.

Conceição Dantas, da MMM RN, lembra que “houve um tempo em que nossa agenda era voltada especificamente para o tema da violência contra a mulher e sua saúde. Mas com o trabalho de base, no cotidiano das mulheres, surgia sempre a pergunta: como vou sair dessa situação de violência se eu não tenho nada?”. As mulheres se referiam à autonomia financeira, à sua necessidade de produzir e, assim, garantir seu sustento e seu poder de escolha e decisão.

A partir da auto organização do grupo Mulheres em Ação e dos mais de 50 grupos espalhados pela zona rural, comunidades e assentamentos, tratamos da divisão sexual do trabalho, pilar de sustento da desigualdade entre homens e mulheres quando o trabalho das mesmas é invisibilizado e inferiorizado; da assistência técnica para que possam produzir em seus quintais, em cooperativas, associações, articulações em redes; e da garantia de sua participação nos espaços de poder e decisão. Dentre outros, estes são exemplos de nossas lutas com armas concretas para que as mulheres enfrentem diariamente o patriarcado e a violência sexista seja física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial.

Para acabar com a violência sexista precisamos estar atentas, solidárias e fortes. Com nossas lanternas lilases acesas todos os dias, com auto organização buscando autonomia e com a denúncia incessante das expressões de violência que oprime a vida das mulheres do campo e da cidade, negras e brancas, jovens e adultas, vamos seguindo em marcha construindo o mundo de igualdade e liberdade para todas e todos nós.

Grupo Mulheres em Ação

 O Grupo Mulheres em Ação, organização feminista, criada em 1994 no bairro Nova Vida, tem sua origem e formação a partir do Centro Feminista 8 de Março e Marcha Mundial das Mulheres. Em 2002, em parceria com a Visão Mundial, desenvolve o Programa de Desenvolvimento de Área – PDA Margarida Alves, onde foi possível a formação de outros grupos como a Cooperativa de Mulheres Prestadoras de Serviços – COOPERMUPS e Unidas pela Arte que, atualmente, integra a Rede Xique Xique de comercialização solidária.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: