Respirar o amor, aspirando liberdade

*Roseane Arévalo

No dia 29 de Agosto de 1996, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu o I Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), onde foi  consagrado o dia nacional da Visibilidade Lésbica.

Pra nós, feministas Lésbicas da Marcha Mundial das Mulheres, o 29 de Agosto é uma data de luta por nossos direitos que ainda não estão garantidos na sociedade. Ainda somos vítimas da violência machista, patriarcal e capitalista que nos deixa bastante vulneráveis. O Mês da Visibilidade Lésbica não é apenas um mês comemorativo, mas é uma marca de nossas lutas diárias.

Post Visibilidade Les.Bi (Foto Roseane Ribeiro) (1)

Lembramos, neste momento, de todas as mulheres Lésbicas que foram assassinadas, que sofreram violência, que lutam pelo direito de viver livremente sua sexualidade, das mães Lésbicas que criam seus filhos para uma sociedade justa, e de todas as mulheres lésbicas que querem amar sem nenhuma culpa.

Essa data é pra afirmar que nossa caminhada permanece em todos os cantos, que queremos um Estado Laico e Liberdade pra andar na rua com nossas namoradas e companheiras sem ser alvo de piadinhas machistas e violência. Assim como as pessoas heterossexuais tem garantido seu direito de se relacionar, nós também queremos o nosso porque não violamos nenhuma lei.

Sabemos o quanto é difícil uma mulher Lésbica se assumir pra família. Aprendemos desde cedo que essa formação é à base de tudo, mas quando se trata da nossa sexualidade somos tratadas com indiferença dentro de nossos lares, algumas vezes com violência e até mesmo ficamos sem contato pela não aceitação de nossa Lesbianidade. Vamos aos poucos tentando quebrar esses conceitos da formação patriarcal da família através da afirmação da nossa identidade, e exigindo sempre respeito.

As Mulheres Lésbicas nem sempre são bem recebidas nos serviços de saúde, seja público ou privado. Ainda sofremos muito preconceito porque os profissionais não estão capacitados. É importante um atendimento digno para se discutir também as práticas sexuais e possibilidades de sexo seguro com nossas parceiras.

A Lesbofobia infelizmente se faz presente constantemente, precisamos que as políticas públicas de combate à descriminação sejam implantadas para que nós mulheres Lésbicas possamos viver livremente nossa diversidade.

Muitos foram os comentários sobre o casal das mulheres Lésbicas na novela “Em Família”. Às vezes me pergunto: será que realmente conseguimos ter visibilidade? Me questiono isso porque nossos direitos não estão garantidos, continuamos sendo desrespeitas em espaços públicos, e no mercado de trabalho as portas são sempre fechadas quando assumimos nossa identidade.

Queremos nossa Visibilidade em todos os espaços, nas ruas, escolas, em casa e também na política.

Não somos objetos de Fetiche, somos Mulheres Lésbicas, Feministas fazendo a Revolução, Revolução da Sapatão!

Vange Leonel, Presente!

Cassia Eller, Presente!

Cidinha Kopcak, Presente!

*Roseane Arévalo é militante da Marcha Mundial das Mulheres, integra o Coletivo das Lésbicas e Bissexuais da MMM em São Paulo, e a Casa Viviane dos Santos

Trackbacks

  1. […] agosto 28, 2014Acão de rua, ato, batucada, Diálogos, Encontros, Manifestaçõesagendafeministabr “Pra nós, feministas Lésbicas da Marcha Mundial das Mulheres, o 29 de Agosto é uma data de luta por nossos direitos que ainda não estão garantidos na sociedade. Ainda somos vítimas da violência machista, patriarcal e capitalista que nos deixa bastante vulneráveis. O Mês da Visibilidade Lésbica não é apenas um mês comemorativo, mas é uma marca de nossas lutas diárias. Essa data é pra afirmar que nossa caminhada permanece em todos os cantos, que queremos um Estado Laico e Liberdade pra andar na rua com nossas namoradas e companheiras sem ser alvo de piadinhas machistas e violência. Assim como as pessoas heterossexuais tem garantido seu direito de se relacionar, nós também queremos o nosso porque não violamos nenhuma lei.” Extraído de https://marchamulheres.wordpress.com/2014/08/19/respirar-o-amor-aspirando-liberdade/ […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: