“Feminismo em Marcha” nas redes, nas ruas e nos roçados

*Por Beatriz Vieira

Na terça-feira, 25 de fevereiro, ocorreu uma onda lilás nas redes, ruas e roçadas com o lançamento do vídeo “Feminismo em Marcha”, feito no 9º Encontro Internacional da Marcha Marcha Mundial das Mulheres, com imagens da Convergência de Comunicação dos Movimentos Sociais. O vídeo foi produzido pela SOF, em conjunto com integrantes do Coletivo de Comunicadoras da MMM, e teve seu lançamento nacional nas redes, às 14hs pelo canal da Marcha no Youtube e exibição à noite em diversas regiões do Brasil, como Belém (PA), Mossoró (RN), Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), São Félix (BA) e, cidades como Propriá (SE) e Dourados (MS) que ainda farão exibição.

Maria Auxiliadora, agricultora, no Encontro da MMM.

Maria Auxiliadora, agricultora, no Encontro da MMM.

“Feminismo em marcha” é um vídeo que apresenta a visão geral do feminismo construído e praticado pelas militantes da Marcha, um movimento amplo, diversificado e de luta, portanto, não é apenas um vídeo de cobertura do evento. Inicia com o depoimento da companheira Maria Auxiliadora, agricultora, negra e militante na Bahia, que diz: “Do jeito que matam o meio ambiente, matam as mulheres”, estamos nos referindo ao sistema capitalista, patriarcal, machista/sexista, racista e heteronormativo que a Marcha nasce para enfrentar.

Após a abertura, logo tem imagens das marchantes cirandando ao som de “Companheira me ajuda, que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor” clamando por solidariedade e ao mesmo tempo retratando a união e auto-organização das mulheres.

Manifestação final do Encontro Internacional da MMM, dia 31 de agosto de 2013.

Manifestação final do Encontro Internacional da MMM, dia 31 de agosto de 2013.

No decorrer do vídeo podemos ver depoimentos de diversas companheiras falando do movimento, da situação da mulher no mundo e reafirmando o nosso feminismo antipatriarcal e anticapitalista. Imagens sobrepostas e da batucada ilustram as falas, mas o foco é nas manisfestações que ocorreram durante o Encontro. Como marca o título do vídeo, as militantes levam e disseminam o feminismo em suas vidas e em todos os seus espaços e territórios, em marcha até que todas sejam livres.

Nas redes, com evento criado pela marcha, o vídeo foi sucesso de público, e foi assistido por mais de 900 pessoas em um único dia. Compartilhado sempre usando a Tag #Feminismo no Facebook ou no Twitter, mulheres curtiram e se expresaram “Meninas, eu quase morro vendo o vídeo. Não dá pra expressar o que eu senti,não, mas parabenizo as produtoras, vcs arrasaram demaisssssssssss”, diz Débora Mendonça, da MMM do Ceará. “Assisti assim que entrou no ar… além de não aguentar, chorei do início ao fim! A gente arraaza, na moral!”, responde Liliane Oliveira, da MMM da Bahia. Outras, que não conheciam a Marcha, passaram a conhecer.

À noite, por volta das 19 horas houveram exibições coletivas do vídeo nos diversos estados em que a Marcha Mundial das Mulheres está organizada, alguns deles seguidos de debates sobre a nossa chamada: “nas redes, nas ruas e nos roçados!”

Lançamento em São Paulo.

Lançamento em São Paulo.

Lançamento em Brasília

Lançamento em Brasília

Lançamento em Mossoró

Lançamento em Mossoró

Lançamento em Fortaleza.

Lançamento em Fortaleza.

Compartilhe o vídeo em suas redes!

*Beatriz Vieira é militante da Marcha Mundial das Mulheres na Bahia e integra o coletivo de comunicadoras.

Comments

  1. Boa tarde Como as Mulheres da Marcha tem visto a camiseta simbolo da Copa do Mundo no BrasilEStamos construindo tema para debate no Equipamento que trabalhamos com o corpo tecnicoatt Elizabete de oliveira dos santos

    Date: Thu, 27 Feb 2014 19:09:30 +0000 To: elizabetedos@hotmail.com

  2. Reblogged this on Cosmopolitan Girl.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: