*Por Beatriz Vieira
Na terça-feira, 25 de fevereiro, ocorreu uma onda lilás nas redes, ruas e roçadas com o lançamento do vídeo “Feminismo em Marcha”, feito no 9º Encontro Internacional da Marcha Marcha Mundial das Mulheres, com imagens da Convergência de Comunicação dos Movimentos Sociais. O vídeo foi produzido pela SOF, em conjunto com integrantes do Coletivo de Comunicadoras da MMM, e teve seu lançamento nacional nas redes, às 14hs pelo canal da Marcha no Youtube e exibição à noite em diversas regiões do Brasil, como Belém (PA), Mossoró (RN), Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), São Félix (BA) e, cidades como Propriá (SE) e Dourados (MS) que ainda farão exibição.
“Feminismo em marcha” é um vídeo que apresenta a visão geral do feminismo construído e praticado pelas militantes da Marcha, um movimento amplo, diversificado e de luta, portanto, não é apenas um vídeo de cobertura do evento. Inicia com o depoimento da companheira Maria Auxiliadora, agricultora, negra e militante na Bahia, que diz: “Do jeito que matam o meio ambiente, matam as mulheres”, estamos nos referindo ao sistema capitalista, patriarcal, machista/sexista, racista e heteronormativo que a Marcha nasce para enfrentar.
Após a abertura, logo tem imagens das marchantes cirandando ao som de “Companheira me ajuda, que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor” clamando por solidariedade e ao mesmo tempo retratando a união e auto-organização das mulheres.
No decorrer do vídeo podemos ver depoimentos de diversas companheiras falando do movimento, da situação da mulher no mundo e reafirmando o nosso feminismo antipatriarcal e anticapitalista. Imagens sobrepostas e da batucada ilustram as falas, mas o foco é nas manisfestações que ocorreram durante o Encontro. Como marca o título do vídeo, as militantes levam e disseminam o feminismo em suas vidas e em todos os seus espaços e territórios, em marcha até que todas sejam livres.
Nas redes, com evento criado pela marcha, o vídeo foi sucesso de público, e foi assistido por mais de 900 pessoas em um único dia. Compartilhado sempre usando a Tag #Feminismo no Facebook ou no Twitter, mulheres curtiram e se expresaram “Meninas, eu quase morro vendo o vídeo. Não dá pra expressar o que eu senti,não, mas parabenizo as produtoras, vcs arrasaram demaisssssssssss”, diz Débora Mendonça, da MMM do Ceará. “Assisti assim que entrou no ar… além de não aguentar, chorei do início ao fim! A gente arraaza, na moral!”, responde Liliane Oliveira, da MMM da Bahia. Outras, que não conheciam a Marcha, passaram a conhecer.
À noite, por volta das 19 horas houveram exibições coletivas do vídeo nos diversos estados em que a Marcha Mundial das Mulheres está organizada, alguns deles seguidos de debates sobre a nossa chamada: “nas redes, nas ruas e nos roçados!”
Compartilhe o vídeo em suas redes!
*Beatriz Vieira é militante da Marcha Mundial das Mulheres na Bahia e integra o coletivo de comunicadoras.
Boa tarde Como as Mulheres da Marcha tem visto a camiseta simbolo da Copa do Mundo no BrasilEStamos construindo tema para debate no Equipamento que trabalhamos com o corpo tecnicoatt Elizabete de oliveira dos santos
Date: Thu, 27 Feb 2014 19:09:30 +0000 To: elizabetedos@hotmail.com
Reblogged this on Cosmopolitan Girl.