Ação feminista durante o cortejo do Senhor do Bonfim

*Por Bruna Rocha

Mulheres de diversas regiões do estado da Bahia organizam uma ação em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16/1), durante o cortejo do Senhor do Bonfim. O bloco da Marcha Mundial das Mulheres, composto pela batucada, lambe-lambe e distribuição de material informativo sobre o feminismo que defendemos.

Embora se trate de um evento religioso, é também um momento em que os movimentos sociais colocam suas pautas políticas. A Marcha Mundial das Mulheres da Bahia coloca seu bloco na rua, cujo mote principal é o enfrentamento à violência contra as mulheres, já que o cortejo desemboca em muitas atividades festivas, onde sempre acontecem casos de violência moral, física e psicológica.

Reconhecido nesta quarta-feira como Patrimônio Imaterial do País, o cortejo, que homenageia o padroeiro da cidade (cuja representação no Candomblé equivale ao orixá Oxalá), arrasta milhares de baianos e turistas do mundo inteiro todos os anos.

Com a campanha “Boto fé em quem não mata mulher”, as mulheres em Marcha pretendem chamar a atenção da cidade para a situação permanente de violência que vivemos, além dos últimos casos mais emblemáticos do Estado e das estatísticas dos últimos mapas da Violência, onde a Bahia apareceu como um dos Estados com maior índice de feminicídios do país.

bahia bomfim

Na tarde desta quarta-feira, as mulheres da MMM confeccionaram latas, tambores, faixas, estêncios e lambe-lambes para a intervenção. Durante a noite, realizaram o ensaio da batucada em frente ao Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal da Bahia, onde foi concentrada a produção dos materiais.

*Bruna Rocha é militante da Marcha Mundial das Mulheres na Bahia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: