Integração dos povos em luta – Movimentos sociais da ALBA

*Por Bernadete Monteiro

A articulação dos movimentos da ALBA, foi fundada oficialmente em junho deste ano em uma assembleia que aconteceu aqui no Brasil, mas esse processo se iniciou desde 2009 e ganhou mais força em 2010 com uma carta compromisso que todos movimentos sociais firmaram em um encontro em Caracas que foram os orientadores para construção de todo processo.

Nós da Marcha Mundial das Mulheres estamos desde no inicio participando, o que nos possibilitou fortalecer nossa aliança com os movimentos sociais mistos e com as mulheres, contribuindo de forma fundamental para o caráter antipatriarcal desse projeto de integração dos povos.

Fonte: Diário Liberdade

Fonte: Diário Liberdade

A articulação dos movimentos sociais da ALBA tem como objetivos a articulação das lutas no continente e a construção de projeto popular, antimperialista, anticapitalista, antipatriarcal, antiracista e anticolonialista.

A articulação tem tido várias iniciativas buscando esse processo de integração dos movimentos sociais e povos das Américas, entre elas estão escolas de formação política e técnica em agroecologia, iniciativas de solidariedade como a brigada que foi a Honduras  acompanhar as eleições e a articulação de uma campanha pela retirada da Minustah (tropas da missão da ONU) que estão ocupando o Haiti (sendo em sua maioria são brasileiros).

Outras iniciativas são articulações datas de lutas continentais como nos dias 05 de junho e 16 de outubro e encontros continentais de economia autogestionada, de comunicação e contra a mineração.

Te cuida, te cuida, te cuida imperialista que a América será toda socialista e feminista!

*Bernadete Monteiro é militante da Marcha Mundial das Mulheres em Minas Gerais e integra a coordenação executiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: