Feminismo em marcha para mudar o mundo: Brasil se prepara para receber o 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

EncontroIMMM

Arte: Biba Rigo.

Entre os dias 25 e 31 de agosto de 2013, o Brasil sediará pela primeira vez um Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, reunindo representantes vindas dos cinco continentes do mundo, ativamente envolvidas na luta pela erradicação da pobreza e da violência contra as mulheres. São esperadas 1600 mulheres para participar durante todos os dias do Encontro, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo. Delegações vindas de 18 estados brasileiros vão realizar uma grande mobilização nas ruas, no dia 31 de agosto.

Em marcha até que todas sejamos livres

O Encontro será um momento especial para expressar a contribuição da Marcha Mundial das Mulheres para o feminismo brasileiro, demonstrando-o na prática e avançando em sua construção teórica. Ao mesmo tempo, é um momento para aprofundar nossa visão comum sobre os desafios que enfrentamos nesta conjuntura repleta de ofensivas conservadoras do capitalismo patriarcal, racista e lesbofóbico contra nossos corpos, nossas vidas e nossos territórios.

Juntas, vamos fortalecer nossa auto-organização e as estratégias de construção de um feminismo enraizado em processos locais que se conectam internacionalmente, em aliança com movimentos sociais anti-capitalistas e com uma forte solidariedade internacional que se expressa no nosso lema “seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”.

O 9º Encontro Internacional será combinado com uma grande programação de intercâmbio e formação político e cultural, no qual, além dos debates teóricos, também vamos fazer uso de outras linguagens, como uma exposição sobre o histórico da Marcha e do feminismo. O evento está pensado como um espaço dirigido à participação de um grande número de militantes da Marcha do Brasil e da América Latina e mulheres dos movimentos parceiros.

Programação

A abertura do Encontro, no dia 25 de agosto, terá participação das delegadas internacionais. Os dois dias seguintes serão de formação política e debate entre teóricas, pesquisadoras feministas e ativistas da MMM, relacionando teoria e prática feminista como partes de um mesmo processo.

Entre os dias 28 e 30, enquanto as delegadas internacionais se concentram em debates sobre a vida democrática da Marcha, as demais participam de atividades simultâneas, como debates de formação e oficinas.

No dia 31, todas se reúnem em uma Assembleia para compartilhar análises e decisões. O evento se encerra com uma grande mobilização, nas ruas de São Paulo.

Durante todo o período, iremos realizar uma Mostra de Economia Solidária e Feminista, a fim de promover o intercâmbio de ideias e de produtos e dar visibilidade às mulheres como atrizes da economia.

As interessadas em participar do Encontro devem procurar os comitês estaduais da MMM. No caso de estados onde não existe comitê organizado, entre em contato com a SOF (sof@sof.org.br), secretaria da Marcha no Brasil.

Contamos com o seu apoio na divulgação deste importante evento para a construção do feminismo militante e popular.
Para mais informações, consulte os sites:

http://www.sof.org.br

https://marchamulheres.wordpress.com 

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

Acompanhe a mobilização nos estados

Comments

  1. Carla Silva says:

    Como faço para participar.?

    • Onde você mora, Carla? As interessadas em participar do Encontro devem procurar os comitês estaduais da MMM. No caso de estados onde não existe comitê organizado, entre em contato com a SOF (sof@sof.org.br), secretaria da Marcha no Brasil.

  2. Republicou isso em FEAB.

  3. Olá, parabéns pelo trabalho. Também gostaria de ter o contato do comitê de São Paulo. Muito obrigada!

    • Olá, Charô!
      Obrigada pelo contato. Você pode escrever direto pra marchamulheres@sof.org.br . Neste sábado (27/07), teremos um Encontro Estadual da MMM de SP. Se você quiser participar, será muito bem-vinda. 🙂

      Nesse dia debateremos Feminismo, compartilharemos informações do 9º Encontro Internacional da Marcha, além de organizar a delegação de São Paulo. O caderno de textos preparatórios está disponível no site http://migre.me/fw0xH para baixar.

      ANOTE NA AGENDA!
      Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530 Sobreloja Centro (próximo a Igreja da Consolação).
      Data: 27 de julho de 2013
      Horário: das 09h às 14h

      Traga um alimento para o nosso lanche coletivo!

      Abçs!

  4. Olá companheiras gostaria de saber se cabe a cada uma custear despesas para ir ao encontro. Ou existe algum suporte financeiro oferecido? Moro no Ceará… Saudações Feministas!

    • Oi Célia, como vai?
      As delegações de cada estado estão organizando atividades solidárias de arrecadação financeira, como brechós, bingos, rifas, festas, etc. Além disso, estão buscando apoio para conseguirem levar ônibus de cada estado. A delegação do Ceará já tem 80 mulheres!
      Você pode entrar em contato com Sarah sarahluiza1982@gmail.com ou Débora debbruxa@yahoo.com.br
      Saudações feministas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: