Batucada Feminista no FSA – Assunção/Py


Entre 06 e 07 de agosto, a militante da Marcha Mundial das Mulheres Adriana Vieira foi responsável por ministrar uma oficina sobre a Batucada Feminista numa das atividades que precedem o Fórum Social das Américas, que ocorrerá de 11 a 15 do corrente mês em Assunção, Paraguai.

Participaram do evento cerca de 30 mulheres, sendo a maioria composta por jovens e mulheres campesinas. Segundo Adriana, foram ensaiados dois ritmos musicais, o brasileiro Maracatu e o Hip Hop (Rap). “Foi muito bom poder levar para mulheres de outros países um pouco do que fazemos no Brasil. Na avaliação pudemos escutar declarações que ratificam a luta das mulheres por um mundo melhor”.

Entre as declarações finais das participantes estavam: “Não sabia que eu tinha a capacidade de tocar, agora sei que tenho e já aprendi um pouco” e também: “Batucada é um instrumento de luta da Marcha Mundial das Mulheres que traduz a luta de forma cantada e alegre”, disse outra jovem.

A Batucada Feminista surgiu em 2003 e trouxe uma nova perspectiva para as mulheres. Utilizar a musicalidade instrumental como uma nova ferramenta de luta das mulheres possibilitou a ampliação de conhecimentos, irreverência e outras formas de se expressarem, fortalecendo a luta por alternativas frente à realidade de exclusão e desigualdade entre homens e mulheres.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

%d bloggers like this: